Sabemos que o lixamento perfeito da massa é fundamental para eliminar defeitos indesejados nas paredes e obter um bom acabamento na pintura. Por definição, a lixa é um papel com superfície abrasiva muito usada para polir paredes, madeiras, metais e outros materiais. Ou seja, a lixa é a responsável por dar aquele toque profissional nos acabamentos. Preparamos algumas dicas para tornar esse processo mais fácil e obter uma superfície lisa e perfeita para a etapa da pintura. Confira!
1 – Utilize lixas novas
O uso de lixas novas é fundamental para criar pontos de aderência na superfície e facilitar a fixação da tinta. Lixas usadas acabam por perder essas propriedades, demandando muito tempo para obter resultados satisfatórios, o que dificulta ainda mais o trabalho. Lembre-se sempre de utilizar materiais novos e máscara de lixamento, uma proteção para não inalar resíduos de poeira decorrentes do lixamento da massa.
2 – Conheça os diferentes tipos de lixa
Conhecer os diferentes tipos de lixa é importantíssimo para o bom acabamento de pintura, pois existem diversos tipos de lixa, cada uma com suas características e finalidades. Toda lixa tem uma numeração específica e abrasão diferenciada, essa númeração se chama “grana” e pode ser encontrada nas seguintes numerações: 40, 60, 80, 100, 120, 150, 180, 220, 240, 260, 280 até 1200 ou mais. Sendo assim, temos numerações específicas para cada atividade:
Em muitos casos, é preciso utilizar lixas de várias granas/numerações para melhorar o acabamento da massa, por exemplo, pode-se lixar a massa corrida com lixa de grana 150, porém se a lixa estiver “arranhando” muito, é melhor usar numerações mais altas como 180, 220 ou até mesmo 360 e 400.
3- Alguns segredos e truques
Para obter resultados melhores e com menos esforço, lixe a superfície com movimento de rotação, ou seja, repita sempre o mesmo movimento sobre o local lixado para remover partes com defeito e deixar a superfície mais lisa. Outro truque que vários pintores utilizam é o lixamento da massa seguindo com uma lâmpada de até 150 watts, conseguindo iluminar a parede para revelar defeitos da massa e facilitar o lixamento.
Se a massa estiver totalmente seca na parede, o melhor é usar uma lixa de grana 120 para cortar as rebarbas da massa e depois utilizar uma lixa mais fina de grana 180 para melhorar o acabamento.
4 – Acabe com o sofrimento na hora de lixar com as Massas Ecológicas Mais Revestimentos
Com formulação inovadora e exclusiva, as massas ecológicas Mais Revestimentos são muito mais fáceis de aplicar e de lixar, especialmente quando comparadas às massas acrílicas existentes no mercado, proporcionando melhores condições de trabalho e mais agilidade na sua obra. Converse com nossos representantes e conheça!
Conheça nossas 3 Linhas de Produtos: Tintas Premium, Linha ECO e Complementos Acrílicos.